APC220
Índice
Sobre o módulo
O módulo APC220 é um modulo de RF de baixo consumo de energia e fácil configuração para utilização em projetos que necessitam de comunicação sem fio alternativa às tradicionais. Utiliza frequências nas faixa dos 420 Mhz a 450 Mhz para comunicações em distância superior as frequências de 2.4 Ghz e 5.8 Ghz.
Geralmente frequências mais baixas conseguem penetrar em ambientes com um maior número de obstruções porém estão mais suscetíveis a interferências.
A programação do módulo é feita por software através de um dispositivo USB que acompanha o módulo sendo possível selecionar Frequência, Taxa de Transferência RF, Potência de Transmissão e configurações da rede.
É possível a utilização em projetos que necessitam de controle remoto para Drones, Roovers, Robos, etc. Funciona conectado diretamente a um PC ou à dispositivos de IoT. Possuem uma antena removível que pode ser substituída por uma de maior ganho adequada à frequência utilizada.
Realizamos alguns testes de transmissão e de distância com alguns módulos. Os resultados podem ser encontrados abaixo junto com os códigos utilizados.
Especificações
- Frequência de funcionamento: 420 MHz a 450 MHz
- Voltagem: 3.5-5.5V
- Consumo de corrente: <25-35mA
- Temperatura de funcionamento: -20℃~+70℃
- Alcance: 1200m em linha aberta (1200 bps)
- Interface: UART/TTL
- Taxa de transferência (Serial): 1200-19200 bps
- Taxa de transferência (Ar): 1200-19200 bps
- Buffer de recebimento: 256 bytes
- Tamanho: 37mm × 17 mm × 6.6mm
- Peso: 30g
Pinagem
Os pinos necessários para funcionamento são apenas VCC, GND, RXD e TXD. Os demais são utilizado apenas no modo de programação.
A alimentação pode ser desde 3.3V até 5.5V. Nós testes que realizamos conseguimos uma melhor performance alimentando o módulo com 5V.
Mesma com alimentação em 5V a voltagem do pino TXD se mantém em 3.3V o que torna possível a utilização do módulo com ESP8266
|
Experimentos
Experimento 1
Realizamos um teste inicial utilizando para isso um Arduino Uno como transmissor e um ESP8266(ESP-01) como receptor ambos montados em protoboard. O teste foi realizado em ambiente urbano e com linha de visão entre ambos os módulos.
O teste é bastante simples:
- O emissor escreve a cada 1 segundo uma string "LHC#" na serial do módulo emissor pré configurado em frequência e identificação de rede.
- O receptor aguarda o recebimento de dados na porta serial e trata esses dados todas as vezes que é recebido o caracter # equivalente a uma quebra de linha.
- Um led vermelho pisca no receptor enquanto não são recebidos os dados esperados, ou seja a string "LHC#", ou quando os dados recebidos são diferentes do esperado.
- Quando a string esperada é recebida o receptor para de piscar o led vermelho e ascende o led verde por 1 segundo e volta a piscar o led vermelho até receber novamente a string esperada.
- Desta forma é possível identificar mesmo sem um display todas as vezes que uma comunicação esperada foi recebida corretamente pelo módulo receptor.
No teste que realizamos posicionamos o módulo emissor em frente ao LHC e começamos a andar em linha reta. No início o led verde do receptor piscava com bastante frequência. Conforme nos afastamos cerca de 100 metros o led verde ainda piscava porem foi necessário realizar algumas paradas pois enquanto em movimento a recepção pareceu mais prejudicada.
Continuamos andando até uma distância de cerca de 200 metros aonde não foi mais possível verificar o led v piscando indicando que os dados não estavam mais sendo recebidos.
Conclusão:' é possível que a distância alcançada tenha sido limitada por alguns fatoes principais:
- 1: A taxa de transferência(baud rate) configurada foi de 9600 bps o que pode limitar o alcance.
- 2: As antenas utilizadas são as que acompanham o produto e de tamanho reduzido, tamanho esse que talvez não seja ideal para a frequência de trabalho.
- 3: O ambiente urbano pode causar mais interferências devido a outros aparelhos que operam na mesma frequência.