LHC Convida

De LHC
Revisão de 16h20min de 9 de janeiro de 2021 por Estevesdouglas (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre

Atividade onde o Laboratório Hacker de Campinas convida Pessoas para apresentar projetos e iniciativas interessantes.

Caso tenha interesse em apresentar converse com algum membro do Hackerspace e submeta sua proposta para avaliação.

2020 LIVE #FiqueEmCasa

LHC Convida: Jomar Silva [Open Source Software & Open Document Format]

Quando? 02 de dezembro de 2020 às 20 horas.

Sobre o convidado: Jomar Silva é Engenheiro Eletrônico, especialista em Padrões Abertos e Open Source. Head de Developer Relations da Zup. Foi coordenador da Open Document Format (ODF) e evangelizador da Internet das Coisas. LHC Convida: Jomar Silva Open Source Software & Open Document Format

LHC Convida: Gustavo Gus - Introdução ao Tor

LHC Convida o Gustavo Gus - Introdução ao Tor.

https://www.torproject.org/ Navegue com privacidade Pesquise com liberdade. Defenda-se contra rastreamento e vigilância. Contorne a censura.

Um pouco mais sobre o Gustavo Gus Community Team lead @Torproject. Digital security trainer, free software and privacy advocate. https://twitter.com/0xggus LHC Convida: Gustavo Gus - Introdução ao Tor

LHC Convida - Rodrigo Pioto - Marcenaria Amadora

Continuando com nossos convidados, dessa vez teremos Rodrigo Pioto, do canal Marcenaria Amadora (https://www.youtube.com/user/Marcenar...) para conversar um pouco sobre Oficinas em Casa e o que mais o público quiser perguntar!

Sobre o convidado:

https://www.marcenariaamadora.com/sobre

Nasci no final da década de 70 e quando criança sempre gostei de brincar com sobras de madeira e metal para criar meus próprios brinquedos. Sou neto de carpinteiro profissional e filho de um grande marceneiro amador.

Posso dizer que aprendi a arte da marcenaria praticamente sozinho. Meu pai pode me ensinar algumas coisas, mas naquela época a única máquina elétrica que tínhamos era uma furadeira e nada mais.

Me formei em engenharia elétrica, mas sou apaixonado por madeira, artesanato e trabalhos manuais.

Como pai de família, profissional e cidadão tento dividir meu tempo fazendo sobrar algumas horas para pensar nos projetos, ligar a câmera, as máquinas e manter a Marcenaria Amadora no ar, o que faço com muito esforço, orgulho e dedicação.

LHC Convida - Rodrigo Pioto - Marcenaria Amadora

LHC Convida: Ana Zeri - SIRIUS a maior infraestrutura da ciência brasileira

LHC Convida Ana Zeri - SIRIUS #FiqueEmCasa

Tema: SIRIUS a maior infraestrutura da ciência brasileira

Sobre a convidada: Pode olhar no lattes, ou : Bacharel e Mestre em Física pelo Instituto de Física da USP São Carlos, Mestre em Bioquímica na Universidade da Pensilvânia, Filadélfia; Doutora em Química e Bioquímica pela Universidade da Califórnia San Diego; trabalho de pós doutorado na universidade da Califórnia Berkeley. Pesquisadora no CNPEM desde 2006, foco em instrumentação e apoio a pesquisas nas áreas de Biologia Estrutural. Desde 2016 coordeno o projeto da linha de luz Manacá, no Sirius, a nova fonte de luz Síncrotron do CNPEM. A linha Manacá é dedicada à Cristalografia Macromolecular. Com esta técnica podemos estudar moléculas grandes, com milhares de átomos de carbono e hidrogênio, e determinar suas estruturas tridimensionais, assim como estudar suas interações com outras moléculas. Esta é uma das ferramentas utilizadas na descoberta de novos medicamentos.

SIRIUS https://www.lnls.cnpem.br/sirius/

Oportunidades: https://www.lnls.cnpem.br/oportunidades/

Sobre o programa LHC Convida é uma Live realizada pelos membros do hackerspace com convidados especiais. LHC Convida: Ana Zeri - SIRIUS a maior infraestrutura da ciência brasileira

LHC Convida Raniere Silva

LHC Convida Raniere Silva #FiqueEmCasa

Reprodutibilidade. Outro sinônimo para "hackeando a ciência".

Sobre o Convidado. BIO: Formado em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP, foi membro do LHC entre 2014 e 2016 antes de mudar para Manchester, Reino Unido onde trabalho no Software Sustainability Institute até 2018 como Community Officer. Raniere participou de vários eventos relacionados com software livre e saúde de projetos abertos.

Link: http://rgaiacs.com

Links adicionais:

Software Sustainability Institute https://software.ac.uk/ possui um blog ativo sobre software acadêmico Binder https://mybinder.org/ permite você reproduzir e alterar um repositório do Git pelo navegador web. Reproducibility Hackathon https://reprohack.github.io/reprohack... possui dicas de como organizar um hackathon no qual participantes reproduzem publicações acadêmicas The Carpentries http://thecarpentries.org/ possui material didático (em inglês) introdutório para programação voltado para pesquisadores Chan Zuckerberg Initiative https://chanzuckerberg.com financiou a manutenção projetos de software utilizados para pesquisa, maiores detalhes em https://chanzuckerberg.com/eoss/ Instituto Serrapilheira https://serrapilheira.org está financiando a Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade https://www.reprodutibilidade.bio.br/

Ferramentas: Jupyter Notebook: https://jupyter.org/ R Studio: https://rstudio.com/ (agora com versão via navegador web) Sobre o programa

LHC Convida Raniere Silva

LHC Convida: Tutti - Trabalho, Cultura e Comunidade Dev no Japão

LHC Convida com a Tutti #FiqueEmCasa

Tema: Trabalho, Cultura e Comunidade Dev no Japão

Sobre a Convidada: Formada em Engenharia de Computação pela PUC-Campinas, Tutti começou sua carreira em Campinas, SP, em 2011 em empresas como CPqD, Bosch e Samsung, e na sequência se mudou pra Londres e depois Tóquio trabalhando com desenvolvimento web (full-stack) e liderança de times de engenharia.

Sempre envolvida em comunidades e eventos, Tutti contribuiu com o LHC e a segunda TOSCONF nos anos de 2013 e 2014, e atualmente é Diretora da Women ​​Who Code (capítulo de Tóquio), onde organiza eventos e ​lidera uma comunidade ​de mais de 1500 mulheres e aliados na área de tecnologia.

Links: https://tuttiq.me https://twitter.com/tuttiq https://www.linkedin.com/in/tuttiq/ https://www.facebook.com/tuttiq.me/

LHC Convida: Tutti - Trabalho, Cultura e Comunidade Dev no Japão

LHC Convida Fábio Maximo: Aglomerado Aberto: Astronomia

Título: LHC Convida com a Fábio Máximo [Aglomerado Aberto] #FiqueEmCasa

Tema: Grupo Aglomerado Aberto

Sobre o Convidado: BIO: Analista de Sistemas e Curioso Inquieto

O grupo Astronômico Aglomerado Aberto GA3 é um grupo de amigos do céu, que desde 1998 dedica se a objetivos comuns:

Praticar a astronomia divulgar a ciência e a educação por meio da astronomia fornecer troca de experiência e contato com material científico ajudar a iniciativas semelhantes conectar interessados

https://www.facebook.com/aglomeradoaberto/ LHC Convida Fábio Maximo: Aglomerado Aberto: Astronomia

LHC Convida Maria Claudia - Conversa fiada sem perder o fio da meada

LHC Convida com a Maria Claudia #FiqueEmCasa

Conversa fiada sem perder o fio da meada

Breve descrição: Casacos, meias, gorros e cachecóis de lã fazem parte da nossa vida, mas você tem ideia de todo o caminho produtivo desde a ovelha fofa pastando nos campos até o cachecol aquecendo seu pescoço? Fiar, tingir e tecer são tão presentes nas nossas vidas que estão até em expressões como as do título e engloba desde povos pré históricos até nossos computadores.

Sobre a Convidada Bióloga formada pela Unicamp, com mestrado em Microbiologia e artesã moldada pelos anos de aprendizado em diferentes técnicas, incluindo bordado (ponto cruz e vagonite), costura, tricô, crochê. A alma de maker fez com que desejasse aprender mais sobre o processo artesanal e mergulhasse no tingimento artesanal de linhas e lãs e fiação de lã. Tem lojas nos Etsy e Elo7 e criadora do canal Tingindo a Vida, no YouTube, sobre tingimento.

Links Youtube: https://www.youtube.com/tingindoavida E-mail: mcperoto@gmail.com Site/Blog: https://www.elo7.com.br/duetodasflores e https://www.etsy.com/shop/DyeingForYo... Facebook: https://www.facebook.com/tingindoavida/ Instagram: https://www.instagram.com/tingindoavida/ LHC Convida Maria Claudia - Conversa fiada sem perder o fio da meada

LHC Convida : Gedeane Kenshima - wearables e Eletrônica, como começar?

Linha condutiva Multilógica: https://multilogica-shop.com/linha-co...

Linha condutiva Tato: https://www.tato.ind.br/linha-condutiva

Livro na Novatec: https://novatec.com.br/livros/nas-lin...

Link livro na Amazon: https://www.amazon.com.br/Nas-linhas-...

Redes sociais: Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gedeaneke... Instagram: https://www.instagram.com/gedeanekens... Página Facebook: https://www.facebook.com/GedeaneComG LHC Convida : Gedeane Kenshima [wearables e Eletrônica, como começar?

LHC Convida: Sérgio Amadeu - Tecnologia e Política

O LHC Convida é uma atividade onde pessoas são convidadas a ir no LHC apresentar e discutir projetos e iniciativas interessantes.

Não podemos nos reunir presencialmente mas para continuar com essa atividade planejamos fazer o "LHC Convida #fiqueemcasa", onde iremos convidar diversas pessoas para fazer uma Live em nosso canal do YouTube .

Sobre o convidado Sérgio Amadeu da Silveira é doutor em Ciências Políticas e professor na Universidade Federal do ABC. Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; Inteligência Artificial e ativismo; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. É o apresentador do Podcast Tecnopolítica (https://www.facebook.com/pg/podcastte...) no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCDy4...). Sérgio Amadeu pode ser encontrados na redes pelo twitter (https://twitter.com/samadeu).

LHC Convida: Sérgio Amadeu - Tecnologia e Política

2017

Atividade #03

14/06/2017 Quarta-feira 19:30 às 22:30 : Celso Providelo : Introdução a Ubuntu Core e desenvolvimento de snaps

experiência bem prática (hands-on/workshop), quem tiver e puder trazer seu RaspberryPi 2 ou 3, instalar Ubuntu Core, criar um snap e distribuí-lo através de Snap Store. O tema acima não reflete isso, se tiver alguma idéia pra "pimp my theme"

  • O que é Ubuntu Core ? Enquanto copiamos e iniciamos a imagem default nas RPIs [15-20m]
  • O que são snaps ? Ajudo cada participante a criar um snap e fazer upload pra Snap Store e depois instalá-lo em seus laptops e/ou suas RPIs [20-30m]
  • O que é builds.snapcraft.io ? Como configurar um repositório GitHub com as snaps criadas e atualizar os clientes automaticamente a cada commit [15-20m]

Atividade #02

27/04/2017 Quinta-Feira 19:30 às 22:30 : João Moreira : Drop the ROP: Integridade de Fluxo de Controle (CFI) com fina granularidade no kernel do Linux, com

Drop the ROP: Integridade de Fluxo de Controle (CFI) com fina granularidade no kernel do Linux

O uso de políticas W^X para gerenciamento de memória e subsequente mitigação das técnicas return-to-user dificultaram o sucesso dos ataques de sequestro de fluxo de execução na exploração de vulnerabilidades presentes no kernel, tornando "return-oriented programming" (ROP) um dos mais efetivos adversários da segurança de sistemas. Integridade de Fluxo de Controle (CFI) é uma defesa efetiva contra técnicas ROP que, apesar dos respectivos avanços na última década e sua adoção em aplicações de usuário, recebeu pouca atenção para proteção do nucleo dos sistemas operacionais. Dado este cenário, apresentamos kCFI, uma implementação CFI pura com fina granularidade para sistemas operacionais. Através de análises estáticas sobre o binário e seu respectivo código fonte, a ferramenta gera uma política CFI mais restritiva quando comparada a propostas anteriores. kCFI não prejudica nenhum recurso básico do sistema operacional, é resistente a ataques de vazamento de informações e apresenta overheads de 8% e 2% na execução de micro e macro benchmarks, respectivamente.

Sobre o palestrante: João Moreira recentemente obteve o título de doutor em Ciência da Computação pela Unicamp. Durante o seu doutorado, João investigou métodos binários para proteger o kernel do Linux contra ataques de sequestro de controle de fluxo, tendo os respectivos resultados apresentados na Black Hat Asia, uma das mais importantes conferências de hacking do mundo. Atualmente João trabalha como Live Patching Developer, na SUSE.


Atividade #01

20/12/2016 Terça-Feira das 19:30 às 22:30: Eduardo Cuducos : Operação Serenata de Amor.

LHC Convida #01

ROBÔS LUTANDO CONTRA A CORRUPÇÃO NO BRASIL A Operação Serenata de Amor nasceu de uma combinação de necessidades de muitas pessoas: de ver Aprendizado de Máquina aplicado para melhorar nossas vidas, de aprender em quem devemos votar e de fazer algo a respeito do problema de corrupção que afeta o mundo inteiro.

@Cuducos

Iniciamos a atividade convidando o Eduardo Cuducos para apresentar : Operação Serenata de Amor.