Minuta de Carta de Apresentação

De LHC
Revisão de 06h14min de 3 de janeiro de 2014 por Renne Rocha (discussão | contribs) (Criou página com '=====Minuta de Carta de Apresentação===== ===visando pedir patrocinio=== Antes de ler: s/HackerSpace Campinas/Nome escolhido/ O Hackspace Campinas é uma associação Cul...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Minuta de Carta de Apresentação

visando pedir patrocinio

Antes de ler: s/HackerSpace Campinas/Nome escolhido/


O Hackspace Campinas é uma associação Cultural sem fins lucrativos sediada em Campinas que visa fornecer os meios para que qualquer pessoa interessada possa construir, aprender e ensinar com experimentos, protótipos ou brinquedos nas áreas do saber prático de eletrônica, computação, mecânica, química, óptica e outras.

Para tanto, o HackerSpace Campinas deve prover um espaço físico permanente, equipado com instrumentos, ferramentas, consumíveis e acesso ao conhecimento necessário para possibilitar desde o aprendizado nessas várias áreas de saberes práticos até a execução de projetos, coletivos ou individuais, de complexidade arbitrária.

De forma a melhor cumprir seu papel, o HackerSpace Campinas se pauta por um modelo de gestão coletiva, embutindo em sua própria organização os valores de compartilhamento de saberes, ferramentas e bens que é a chave para seu trabalho material.

No presente momento, o HackerSpace Campinas se encontra em fase de projeto, buscando se organizar com uma sede física, equipamentos e mobiliário para dar início as atividades. Essa fase inclui o angariamento de fundos tanto entre os partipantes que já se comprometeram, como a busca de patrocinadores do setor privado ou público que possam contribuir com o estabelecimento do espaço.

Esse tipo de laboratório existe em várias cidades do mundo com o nome de "Hacker Spaces". O verbo inglês "to hack" surge aí com a conotação de "mexer, fuçar, experimentar, construir".

Esclarecendo então a motivação da criação do Hacker Space: vivemos um momento em que uma geração de pessoas cresceu podendo experimentar com programação de computadores por conta própria. Com a disponibilidade de ferramentas livres e gratuitas, isso já pode ser feito sem custo adicioal por qualquer pessoa. No momento em que se deseja passar essa experimentação para invenções físicas, como circuitos eletrônicos, dispositivos programáveis que integrem partes móveis (robótica), aparece um custo grande em termos de ferramenta e espaço - as ferramentas necessárias são agora físicas. Um Hacker Space mantém as ferramentas necessárias para esses estudos de forma coletiva, de forma que ninguém precise ter um laboratório de eletrônica particular apenas para experimentar com as tecnlogias que se tornam cotidianas neste século. Sem um espaço semi-público como um hacker-space, a possibilidade de experimentação com essas tecnologias fica na prática restrita a grandes corporações que pesquisam seus produtos.

Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas/usufuridas uma vez que o HackerSpace esteja em operação: - Oficinas para aprendizado de eletrônica básica - Oficinas de programação de computadores - Espaço para palestras de vários temas relacionados a tecnologia ou outros - Desenvolvimento de projetos pessoais ou coletivos de eletrônica ou robótica ou de outras áreas: Talvez o objetivo mais importante - pode se usar as várias ferramentas do espaço, como instrumentos de medição, estação de solda, etc...

Um espaço análogo ao Hacker Space é uma biblioteca pública - mas enquanto aquela permite acesso apenas a teoria, o Hacker Space disponiza também o material prático para o desenvolvimento do saber. Os projetos podem ser para fins privados (alguém pode decidir construir um aparelho eletrônico para uso pessoal, apenas usando as instalações do laboratório), como públicos (o caso de oficinas, ou experimentos que depois de prontos fiquem disponíveis no próprio espaço para uso do coletivo).

Deve-se notar que o surgimento de uma pequena biblioteca dentro de um Hacker Space é algo quase natural.

Além de disponibilizar o laboratório e equipamentos, uma das premissas do Hacker Space Campinas é tornar-se assessível a todos os interessados - num modelo de gestão com contribuições não compulsórias para manter o espaço. Enquanto que um Estatuto ou Contrato Social ainda esteja em fase de elaboração é consensual entre os colaboradores abaixo assinados que contribuições financeiras de qualquer espécie não são condiçoes para uso do espaço. Claro que havendo uma contruibuição não compulsória entre os interessados para manutenção das instalações.

Assinam os proponentes do Hacker Space Campinas: - João Sebastião de Oliveira Bueno


Anexo: Pedido específico de quantia para empresa ou entidade Anexo: espaço almejado para sede Anexo: Lista de compras iniciais Anexo: Compra de items específicos com o patrocínio almejado Anexo: Documento juridico de institucionalização do Hacker Space Anexo: Portfólio de projetos concretizados