Quem Somos

De LHC - Laboratório Hacker de Campinas
Revisão de 13h28min de 3 de janeiro de 2017 por Marinello (discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Vista arcade.jpg
O Laboratório Hacker de Campinas (ou LHC) é o primeiro hackerspace de Campinas. Nosso objetivo é fornecer um espaço aberto e comunitário para que entusiastas de tecnologia possam desenvolver seus projetos em áreas como eletrônica, robótica, mecânica, computação, jogos, culinária, artes, ou o que mais a criatividade e o espaço físico disponível permitir.

Seus membros tem acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, 36(5|6) dias por ano ao espaço podendo utilizá-lo para guardar e trabalhar em seus projetos pessoais ou comunitários, organizar e participar de encontros técnicos, cursos, oficinas ou apenas se reunir para bater papo com os outros frequentadores.

As primeiras discussões para a criação do LHC começaram em abril de 2011. A primeira sede foi inaugurada no dia 12 de outubro de 2011. Depois de mais de 2 anos em uma pequena sala, precisávamos de mais espaço para continuar a desenvolver mais e melhores atividades, então em 25 de janeiro de 2014 inauguramos nossa sede atual!

Quem são nossos membros?

Jogatina.jpg

Os membros do LHC possuem diversas formações e interesses, sendo que não é necessário nenhuma formação específica ou conhecimentos anteriores para poder frequentar o LHC. Estamos sempre abertos para receber qualquer pessoa que tenha interesse em aprender, compartilhar e colaborar com suas idéias e projetos.


O que é um hackerspace?

Um hackerspace é um local físico para indivíduos se reunirem, colaborar, socializar, trabalhar em projetos, e fazer coisas. Existem mais de 350 hackerspaces ao redor do mundo que registraram-se no hackerspaces.org, alguns já estabelecidos há alguns anos, enquanto outros ainda em fase inicial de planejamento.

Como parte da comunidade de hackerspaces, estamos envolvido em um movimento para expandir, repensar, e redesenhar tecnologia em um ambiente colaborativo e criativo. A participação nesta comunidade permite que nossa organização expanda-se e conecte com outras mentes com interesse em comum em âmbito global, colaborando em projetos e suportando eventos físicos e virtuais patrocinados por outros hackerspaces.

O vídeo abaixo é um documentário sobre um dos hackerspaces de Sydney (Austrália), chamado "Robots & Dinosaurs". Está em inglês e é um espaço bem diferente do LHC, mas mostra bastante da essência de um hackerspace:

Ainda tenho dúvidas! Onde posso saber mais?

Temos uma página de perguntas freqüentes onde você pode tirar suas dúvidas sobre o LHC. Se mesmo assim não conseguirmos responder mande uma mensagem para nossa lista de discussão, Chat Whatsapp, Chat Telegram ou no canal ##lhc do Freenode.