Evento:2015/03/28 Arduino Day

De LHC - Laboratório Hacker de Campinas
Ir para: navegação, pesquisa
Arduino-day-logo-2015.png

Quando?

Dia 28 de março - o dia todo - na sede do LHC (como chegar)

O que é?

O Arduino Day é uma celebração mundial dos primeiros 11 anos do Arduino. São 24h de eventos - oficiais e independentes - em vários lugares do mundo onde pessoas interessadas em Arduino podem se conhecer, compartilhar suas experiências e aprender mais.

Não importa se você é um usuário experiente ou iniciante, um engenheiro, técnico ou alguém que simplesmente curioso em aprender mais sobre o Arduino. O evento é aberto para todos!

Como participar?

Como quase todos os eventos do LHC, o Arduino Day é um evento gratuito, aberto para a participação de qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais e trocar experiências do uso do Arduino nos seus projetos. Mesmo que você nunca tenha trabalhado com um Arduino antes, participe!

Nunca veio no LHC? Veja aqui como chegar no LHC

Programação

Esta programação ainda está sendo montada. Algumas alterações poderão ocorrer até o dia do evento.

Horário Atividade Open-Space
9h30 Abertura e Apresentação do LHC Open-Space - liberado para conversar, tirar dúvidas, construir e desenvolver projetos na sede do LHC.
10h00 Dojo de Arduino (iniciantes)
11h00 Início das Apresentação de Projetos
12h00 Pausa para almoço
13h00-17h30 Início das Apresentação de Projetos e Open-Space

Comes e Bebes

Para ninguém ficar com fome, teremos a venda:

  • Bebidas (cerveja, refrigerante e água) a venda durante todo do dia

Apresentação de Projetos

Neste Arduino Day queremos apresentar projetos interessantes desenvolvidos pela comunidade.

Durante o dia projetos serão apresentados e todos poderão conversar com os seus desenvolvedores para compartilhar experiências e aprender mais sobre idéias de uso do Arduino.

Se você tem um projeto interessante e gostaria de apresentá-lo, mande um e-mail para renne@rennerocha.com ou edite esta página e avise na nossa lista de discussão..

Horário Quem Projeto Descrição
11h00 Marcelo Balloni Robô e impressora 3d Construindo um robô simples e impresso utilizando Arduino
11h30 Neto Animando o inanimado com Arduino e Computação Física Uma breve demonstração prática sobre como aplicar os conceitos da Computação Física com ajuda do Arduino na criação de ambientes iterativos. Será apresentado o resultado de um projeto/experimento pessoal onde foi utilizado um microprocessador ATtiny, LEDs neon e sensor de presença para deixar uma máscara de parede muito mais from-hell.
13h00 Douglas Esteves Monitoramento de Roedores Protótipo para monitoramento de roedores, controle da presença de ratos em empresas e residências, utilizando Arduino Uno, Arduino Mega, porta isca com sensor infravermelho, módulo de RF APC220, Ethernet Shield e artifícios técnicos.
13h30 Marcos V. Campagnolo Modulo de controle PWM da bomba de combustível Trata-se de um projeto conceito do módulo de controle PWM da bomba de combustível, afim de elevar a eficiência energética do sistema de injeção de combustível do veículo. Neste pré-desenvolvimento, utilizou-se o Arduino para o controle do módulo bem como o chaveamento do PWM (a 20khz) da bomba de combustível. Após a fase de desenvolvimento, o conceito foi validado em veículo e obtido os resultados quanto ao consumo de potência elétrica na bomba de combustível.
14h00 Carlos Eduardo da Silva Cunha Os Desafios de um projeto de IoT Compartilhar a jornada de criação de um projeto colaborativo de IoT. Desde a idéia inicial, contando como formamos a equipe e como trabalhamos para chegar no "produto final". Mostrando todo o percurso e as barreiras passadas como a escolha do sensor, o desenvolvimento do case, até chegar no protótipo "final"
14h30
15h00 Pedro Minatel IoT com Arduino Uma breve demonstração da utilização do módulo WiFi ESP8266 com Arduino
15h30 Alécio Fernandes e Alejandro Mesias Reciclagem de módulos de injeção eletrônica e obtenção de senha secreta de imobilizadores automotivos Trata-se de um protótipo de equipamento para uso automotivo, construído através da plataforma Arduino que é capaz de prover a reutilização de módulos de injeção eletrônica codificados e de sistemas imobilizadores, tornando-os readaptáveis em um outro veículo. O equipamento faz também a atualização e a reprogramação de módulos para serem utilizados em veículos com motorização diferente (exemplo: transforma um módulo de Kombi em um de Gol ou vice-versa).
16h30 - - -

Desenvolvimento de Projetos

Quem quiser vir para o Arduino Day para tentar desenvolver (ou pelo começar) algum projeto, a estrutura do LHC estará disponível para isso. Traga o seu Arduino (ou podemos emprestar um no dia) e aproveite o conhecimento de vários desenvolvedores de Arduino.

Links Fotos e Apresentações

O Album de fotos do Evento Arduino Day 2015


Apresentações

Marcelo Balloni : Robô e impressora 3d

Neto : Animando o inanimado com Arduino e Computação Física

Douglas Esteves : Monitoramento de Roedores

Pedro Minatel : IoT com Arduino