Evento:2017/04/01 Arduino Day

De LHC - Laboratório Hacker de Campinas
Ir para: navegação, pesquisa
Arduino Day 2017

Sobre o Arduino Day

Arduino Day[1] é uma celebração mundial de aniversário do Arduino, um evento mundial que acontece simultaneamente durante 24 horas em diversos Hackerspaces, Universidades, Makerspaces ou qualquer lugar que tenha pessoas interessadas em apresentar ideias, projetos desenvolvido na plataforma, compartilhando informações e experiencia, buscando sempre aprender mais!

Inscrições

Vagas Limitadas!

Muito obrigado, mas acabaram-se os números de inscrição.

Acabou :(

Call For Papers

Está afim de palestrar no evento ?

[Cadastro de palestra para o Arduino Day 2017 - Encerrado !]

Tem um projeto elaborado com Arduino ? Está afim de mostrar esse projeto ?

Cadastro para exposição de projeto

Agenda

Horário Sala Principal Laboratório de Eletrônica Área de exposição
9h00 Abertura e Apresentações Oficina [Definindo atividade] Exposição de projetos
12h01 Pausa para almoço
13h45 Retorno das atividades e sorteios
14h00-18h00 Apresentações Oficina [Definindo atividade] Exposição de projetos

Apresentações

Horário Quem Projeto Descrição
09h00 Douglas Esteves Abertura Apresentação do Hackerspace e divulgações das atividades do dia.
09h30 Alejandro Mesias Biblioteca de User Interface para Arduino Apresentação da biblioteca de UI para Arduino, integrando LCD e diferentes tipos de interface como botoeiras, teclado matriz, encoder. De maneira simples e intuitiva, com a possibilidade de alguns Hacks também.
10h30 Daniela Marques de Morais Python com Arduino Aprenda a interagir com o Arduino usando Python através do Pingo e encaminhar dados para o Flask com o Arduino.
11h00 Felipe de Oliveira Bombacini Desenvolvendo para pessoas Motivar os participantes a desenvolver soluções tendo como foco a melhora na qualidade de vida de pessoas que necessitam da tecnologia para se comunicar. Apresentar a proposta da OIivas e seu primeiro produto.
14h00 José Macedo Implementações industriais utilizando o Arduino Implementação do microcontrolador do Arduino em automações industrias, exemplo prático de aplicação em campo, problemas e soluções frequentes com hardware em ambientes industriais.
14h30 Fernando Veiga e Matheus Marabesi Evoluindo do Arduino O arduino é o melhor primeiro passo para qualquer projeto, porém dependendo da necessidade evoluir é preciso e nesse caso apresentamos o Brasilino e a cafeteira Tomsk-7.
15h00 Pedro Minatel PlatformIO, uma alternativa ao Arduino IDE Uma demonstração rápida do projeto PlatformIO e como usá-lo no desenvolvimento dos projetos Arduino.
16h30 Rodrigo Bittenbinder Souza Utilizando Arduino com LabView Demonstração de como utilizar a plataforma LabView da National Instruments para aquisição de dados junto com o Arduino,utilizando o módulo Linx para realizar a interface de programação.
17h00 Fernando Veiga Transformando seu projeto educacional em projeto comercial. Durante a graduação, principalmente na área tecnológica, muitas ideias nascem, e muitos projetos são desenvolvidos. Porem após a apresentação são esquecidos, o que fazer, se um dia essas ideias foram legais, como não deixar elas morrerem?

Mão na massa

Venha aprender a confeccionar a sua própria PCB Caseira.

Horário Quem Projeto Descrição
10h00 Gustavo Ortenzi Oficina Confecção de PCB Nesta oficina faremos juntos uma placa de circuito impresso de face simples, através do processo de transferência e corrosão. Para tal, utilizaremos a impressão a laser do gerber da PCB em papel Glossy, seguido da transferência do toner por calor na face cobreada, finalizando com a corrosão do cobre via processo químico (Percloreto de Ferro).

Finalizado a o processo de corrosão, efetuaremos a furação e então a montagem e solda dos componentes. A PCB a ser confeccionada é um adaptador de Módulo ESP8266-07 (ou outro módulo similar) para protoboard, contando com um regulador de tensão de 3V3, resistores e capacitores funcionais do módulo, permitindo a gravação com Conversor USB-Serial TTL3V3, e operação do mesmo para diversas funcionalidades. Para aqueles que tiverem um módulo ESP, pode levar para soldar na placa, e já sair com a placa 100% funcionando! A intenção da oficina é fazer no espaço externo e na marcenaria do LHC, e deve levar de 2 a 3 horas. Venha com uma roupa batida, pois o processo de corrosão pode espirrar e estragar a roupa. Devido ao fornecimento dos componentes, será necessário cobrar uma taxa de R$ 20,00. Limite de vagas para 10 pessoas"

Ao longo do dia Alexandre Fernandes Oficina Arduino para Iniciantes Espaço para os iniciantes aprenderem com a mão na massa, faremos um clássico dos brinquedos eletrônicos, o SIMON/GENIUS. Vamos conhecer a plataforma Arduino, montagem em protoboards, alguns componentes eletrônicos, programação e cuidados que devemos tomar para não fritar tudo. Tudo em bancada de forma prática e descontraída.

Site

Organizadores

- Douglas Esteves
- Pedro Minatel
- Gustavo Ortenzi
- Alexandre Fernandes
- Rodrigo Azevedo
- José Macedo
- Carlos Costa
- Gustavo Turatti
- Edmilton Moreira
- Carolina Frangeto
- José Araujo
- Danilo Scabello


Resultados

Pessoal, obrigado por ter ido pretigiar o evento. Resumo do evento.

Também foi publicamos as fotos do evento em nosso Facebook.

Edições Passadas

Arduino Day 2016

Arduino Day 2015

Arduino Day 2014