Genuino Day 2016

De LHC - Laboratório Hacker de Campinas
Ir para: navegação, pesquisa

Quando?

Dia 02 de Abril - o dia todo - na sede do LHC (como chegar)

O que é?

O Genuino Day (Arduino Day) é uma celebração mundial dos primeiros 12 anos do Arduino. São 24h de eventos - oficiais e independentes - em vários lugares do mundo onde pessoas interessadas em Arduino podem se conhecer, compartilhar suas experiências e aprender mais.

Não importa se você é um usuário experiente ou iniciante, um engenheiro, técnico ou alguém que simplesmente curioso em aprender mais sobre o Arduino. O evento é aberto para todos!

Como participar?

Como quase todos os eventos do LHC, o Genuino Day é um evento gratuito, aberto para a participação de qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais e trocar experiências do uso do Arduino nos seus projetos. Mesmo que você nunca tenha trabalhado com um Arduino antes, participe!

Nunca veio no LHC? Veja aqui como chegar no LHC

Apresentação de Projetos

Neste Arduino Day queremos apresentar projetos interessantes desenvolvidos pela comunidade.

Durante o dia projetos serão apresentados e todos poderão conversar com os seus desenvolvedores para compartilhar experiências e aprender mais sobre idéias de uso do Arduino.


Horário Quem Projeto Descrição
09h00 Sócios do Espaço Apresentação do Laboratorio Hacker de Campinas Convite para conhecer e participar do espaço LHC, mostrando os espaços, comentando sobre atividades executadas e tirando dúvida sobre Hackerspace
10h00 Douglas Esteves Oficina de IoT e Atividades do LHC Divulgação do espaço LHC, participações em eventos e oficinas, Projetos dos Hackerpsace.
11h00 Pedro Minatel Programando o nodeLHC com a IDE Arduino Uma demonstração de como criar um projeto com o ESP8266 com a IDE Arduino
13h15 Audrey Oliveira / Suzana Mota Cafeteira Interativa Os eletrodomésticos a nossa disposição atualmente proporciona uma interação pouco interativa, sendo realizadas exclusivamente através de botões fisicamente dispostos no aparelho. Portanto, a proposta deste projeto é oferecer uma interface de comunicação alternativa entre o usuário e seus eletrodomésticos. Através de um aplicativo em seu celular, o usuário, envia o comando de preparar café para sua cafeteira antes mesmo de chegar em casa. A cafeteira integrada a um Arduino dotado de um shield Wifi, será capaz de receber este sinal de ativação e iniciará o processo de preparação do café. Quando a tarefa estiver terminada e o café estiver pronto, a cafeteira será capaz de enviar um alerta ao usuário através do Whatsapp.
14h15 Gustavo Ortenzi Fonte Chaveada IoT Apresentação do projeto da fonte chaveada para IoT de 3V3.
14h45 Alexandre Fernandes GRBL - Controladora CNC Software para controle de movimentos de eixos em CNCs com Arduino.
15h15 Douglas Esteves Arduino MKR 1000 Apresentação do novo modelo de Arduino/Genuino MKR 1000
15h50 Pedro Minatel Programando o nodeLHC com a IDE Arduino Uma demonstração de como criar um projeto com o ESP8266 com a IDE Arduino
17h50 Gustavo Voltani von Atzingen Controle Infravermelho com webserver ESP8266 Sistema para controle (software e hardware) de dispositivos de controle infravermelho. Hardware e software opensource disponibilizados no github em https://github.com/Atzingen/esp8266-RemoteControlServer Hardware: baseado no microcontrolador esp8266 modelo 12e , com regulador de tensão e emissor infravermelho. Esquemático e pcb desenvolvidos no eagle(r) e disponíveis no repositório. Software: Webserver embarcada no esp faz a interface de controle com o usuário, entregando uma página com a UI de controle. a UI é feita utilizando bootstrap e jquery mobile para melhor interação com o usuário de forma responsiva. Os eventos da UI são feitos com o esp8266 de forma assincrona utilizando ajax (via jquery). Todo o software foi escrito utilizando o arduino como plataforma de desenvolvimento para o esp8266. Para mais informações, visite: https://github.com/Atzingen/esp8266-RemoteControlServer
18h30 Gustavo Lima Soletta Framework IoT

Fotos do Evento

Fotos do evento no Album do flickr

Fotos do Éric Lopes no Facebook

Desenvolvimento de Projetos

Quem quiser vir para o Genuino Day para tentar desenvolver (ou pelo começar) algum projeto, a estrutura do LHC estará disponível para isso. Traga o seu Arduino (ou podemos emprestar um no dia) e aproveite o conhecimento de vários desenvolvedores de Arduino.