Reunião de 2017-04-06

De LHC - Laboratório Hacker de Campinas
Ir para: navegação, pesquisa

From: Fernando Frediani <*@gmail.com> Date: Fri, 7 Apr 2017 00:17:02 -0300

Boa noite pessoal.

A reunião que tivemos hoje no LHC e online foi excelente. Fizemos como sugerido previamente aonde cada um pode falar na sua vez, sem interrupções e em ordem de inscrição. Foi muito positivo e respeitoso para cada um poder ouvir o ponto de vista do outro.

Segue abaixo um relato para atualizar aqueles que não puderam comparecer.

Finanças - O Renne fez um relato da atual situação financeira do LHC e colocou que considera estar tudo Ok por ora, apesar de alguns meses recentes termos ficados no negativo ele pontuou que no geral e na media temos fechado as contas. Nada confortável demais porem a contribuição de novos sócios sempre ajuda a dar uma tranquilidade maior para essa questão.

- A perda recente de 3 membros obviamente prejudica um formação mais tranquila de reservas financeiras por isso nunca é demais relembrar a importância de trazer novos membros que acreditem e esteja dispostos a contribuir com o LHC.

- Outro ponto importantíssimo ressaltado foi sobre a contribuição positiva que os eventos, oficinas e atividades extras trazem para o caixa do LHC e nos ajudam a fechar as contas, portanto esses eventos devem ser sempre incentivados e contar com a colaboração de todos quanto possíveis.

- Falamos ainda sobre o fundo de reserva. Renne informou que foi possível separar cerca de R$ 100 por enquanto. Falamos sobre uma definição mais exata de quanto iremos destinar mensalmente. Ficou para ser definido aqui na lista (em outra thread) a porcentagem exata, se do bruto ou do liquido (quando houver sobras). Definimos que a formação desse Fundo de Reserva seria sempre continuo e destinado apenas a despesas emergenciais caso não haja suficiente em caixa para tal. Ficou acertado também que em uma eventualidade futura de termos um valor confortável nesse fundo de reserva poderíamos colocar como discussão em Reunião de Associados a destinação de parte desses fundos para atividades não emergenciais como melhorias no LHC.

Formato das Reuniões, Definição da pauta e de Participação - As reuniões serão feitas mensalmente na primeira Terça-feira do mês das 19:30 as 21:30, pois Quintas-feiras são dias com alto fluxo de atividades e também de visita de novas pessoas. Como Terça-feira foi o segundo dia mais votado o consenso foi que seria o dia mais adequado. E apenas para reforçar serão sempre Presenciais + Online.

- Também foi muito positivo que tivemos consenso que as Reuniões serão abertas a participação de não associados que frequentam o LHC e desejem contribuir com essas questões administrativas, porem que as decisões serão sempre tomadas apenas por aqueles que contribuem financeira e regularmente com o LHC.

- O consenso é algo sempre muito positivo e que deve ser sempre incentivado como um exercício garantindo a palavra a todos aqueles que queiram se manifestar para colocar seus pontos de vista, mas nem sempre ele sera possível e nesses casos não haverá outra maneira senão decidir por maioria.

- Um ponto que não houve consenso e portanto foi decidido pela maioria em é que a discussão e definição da pauta para as reuniões futuras serão feitas exclusivamente na lista de emails de Associados no mesmo formato que fizemos para esta. Caso houver muitos temas pautados para uma mesma reunião poderemos fazer em um sistema de Doodle para escolher o temas que mais interessam a maioria discutir.

Eventos e Oficinas futuras

Douglas, Thiago Lima e Pedro falaram dos resultados positivos das oficinas e eventos recorrentes, os planos futuros e que continuarão no mesmo formato, principalmente as Terças e Quintas-feiras.


Foi isso pessoal, bastante positivo e útil ao LHC. Obrigado a todos que participaram e ate nosso próximo encontro.

Fernando Frediani